quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Nascer de uma oportunidade


Senti-me a necessidade de escrever aquilo que penso. Não aquilo que sinto.
Desde quando o pensamento está impregnado com o sentimento? A racionalidade humana está relacionada com a dialética científica, ou não está?
As pessoas são racionais, visam interesse, movimentam relações para auferir aquilo que querem, mesmo que para isso sejam "insensíveis" aos olhos da moral. Moral!?
 
Talvez, serei mais um no meio da massa, mais um no meio de tantas notícias bombásticas. Para alguns, farei diferença. Para outros, não passará de mais um que tenta "gritar no vácuo", na imensidão das notícias cibernéticas.
 
Desde já, muitos dirão que não estou sendo simpático, logo a primeira vista. Não escrevo para ser agradável, mas para partilhar com meus leitores preocupações sobre este país com suas maravilhas e suas mazelas. Sobre estas pessoas que fazem dessa nação um "País de Todos!". Dessas pessoas, com quais mantenho relações, seja profissionais, seja amistosas, seja amorosas.
Nesse momento fundamental em que, em meio a greves, justas ou desatinadas, projetos grandiosos e seguidamente ociosos e vãos - do improviso e da incompetência ou ingenuidade, ou desinformação -, se esboçam com grande inteligência e precisão a possibilidade de serem punidos aqueles que não apenas prejudicaram monetariamente o país, mas corroeram sua moral e a dignidade de milhões de brasileiros.
Está sendo um momento de excelência que nos devolve ânimo e esperança.
 
Nódoa, para os desavisados, de acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:
(latim notula, -ae, mancha pequena) 
s. f.
1. Vestígio que deixa uma substância suja ou gorda. = MANCHA
2. [Por extensão] [Por extensão] O mesmo que nódoa negra.
3. [Figurado] [Figurado]  .Ato ou dito considerado vergonhoso ou prejudicial para a reputação de alguém. = MÁCULA, MANCHA
4. [Figurado] [Figurado] Aquilo que causa ofensa. = AFRONTA
5. [Informal] [Informal] Indivíduo que tem fraco desempenho em determinada área ou tarefa.
nódoa negra: mancha escura ou azulada na pele, provocada geralmente por contusão. = EQUIMOSE

Sejamos literários. Lugar em que o leitor se encanta e desencanta com seu autor. Lugar criativo para expor pensamentos, visões e, em algumas vezes, sentimentos. O sentido denotativo para o nome deste não objetiva em ofender, ou envergonhar, ou criar uma má reputação.
Óbvio, vai depender da interpretação e gama de leitura do leitor. Muitos já sofreram a censura por algo (in)útil e (f)útil, como queiram, outros ainda são censurados. Não serei o primeiro e não serei o último. É algo litigioso, que remete e está propenso a demandas.
 
Somos humanos. Devido a isso, erramos. Erramos muito. E, estamos em um processo constante de aprendizagem e aperfeiçoamento. Talvez, misture o real com meu imaginário, aliás, ultimamente, tem me tomado conta e tempo. Nunca penso no futuro, ele chega rápido demais.
Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz. Porém, o meu tempo é uma nódoa no tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário